segunda-feira, 22 de julho de 2013

Intel: O caminho do sucesso.

A pouco tempo soubemos que a China construiu o supercomputador mais potente do mundo, superando o segundo colocado em 70%, o Titan dos americanos. E mais tarde, um teste de benchmark mostrou que os próximos processadores Atom para smarthphone, os “Intel Bay Trail”, superam em até 30% os “Snapdragon 800” rodando com mais que o dobro da frequência. Isso é mais do que suficiente para enterrar de vez a época de derrota que a Intel viveu e, mais do que isso, acaba com a lenda de que é injusto o sucesso da Intel no mercado de microprocessadores.



A Intel lançou o Pentium 4 com o objetivo de resolver o problema de superaquecimento dos processadores que trabalhassem a uma frequência muito alta. Só que o desempenho dos processadores, mais o processador rodava usando memória Rambus (muito caras), uma jogada ruim da empresa. Logo a Intel voltou a usar as SDRAM normais mas o desempenho não era dos melhores e a AMD ganhou mercado com o lançamento dos processadores AMD64.

A volta por cima começou com o Core 2 Duo, o lançamento desses processadores colocou a Intel na ponta novamente. O sucesso desses chips foi tão grande que a Apple passou a usá-los em seus Macs no lugar dos confiáveis processadores RISCs da IBM, os PowerPC. Nessa época a Intel defendeu que os processadores x86 são muito superiores aos demais, acho que muitos céticos duvidaram disso.

Com o lançamento dos Core i3/i5/i7 e a volta da tecnologia “Hyper-Threading”, a Intel ficou a anos luz da concorrência mesmo com os chips ainda mostrando diversos problemas. Os recentes resultados obtidos pelos processadores mostra que a empresa tinha razão. Esse é realmente um caso de sucesso. É claro que a Intel se manteve líder em outras áreas, mas esse caso, onde há disputa, vale destacar. E o que farão as empresas que perderem espaço para a Intel e seus incríveis x86, vão começar a investir nessa arquitetura? Acho que vai demorar pra se tornarem competitiva nessa área. Vamos esperar pra ver.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Notification For Twitter

Uma extensão para o Chrome e Chromium pode ser a melhor opção para usar o twitter sem instalar um app no seu sistema operacional. O “Notification For Twitter” pode ser essa extensão.

É possível adicionar mais de uma conta do twitter.


Ao instalar o Chromium no meu Ubuntu, eu comecei a buscar por extensões que pudessem substituir as que eu tinha no Firefox. Encontrei várias, mas uma que me chamou a atenção foi o “Notification For Twitter”.

Estava enfrentando problemas para encontrar um utilitário para usar o twitter no lugar do lento gwibber do Ubuntu e terminei achando uma extensão. Apesar dessa extensão não substituir o twitter na web, ele vai me auxiliar bastante. É possível fazer tudo o que um usuário quer em relação as postagem. Você pode mencionar alguém, mandar mensagem direta, favoritar e retuitar, e essa ultima não confirma o seu retweet, fazendo você retuitar por engano como aconteceu no meu caso.

A possibilidade de adicionar mais de uma conta no twitter, é um diferencial importante e vai fazer diferença pra quem quer gerenciar duas contas. A função me pareceu bastante adequada e vai funcionar muito bem.

Finalmente vou receber notificações de menções a mim. Mas os favoritos parecem ter ficado de lado.


A algumas limitações que, para usuários do twitter, são essenciais e devem ser conhecidas nessa extensão, dentre elas:


  • Você não pode checar os TT's.
  • Você não pode buscar por usuários.
  • Você não pode acessar suas buscas salvas.
  • Você não pode excluir seus twitter ou retweet. Sendo fácil retuitar por engano principalmente em um notebook, você vai precisar acessar o seu twitter para excluir o seu erro.
  • Visualizar imagens e vídeos.
  • Visualizar os tweets que você favoritou.


Apesar de ser limitações consideráveis, eu aconselho a usar a extensão que mostra as atualizações bem rápido e, finalmente, notifica as menções a você (apesar de não ver funcionar ainda). A extensão tem tudo para pegar, principalmente para quem tem duas contas no twitter. Espero que ela só melhore com o tempo e se consolide, ficar sem ela já me parece difícil e eu só estou a um dia utilizando.

Moto E13 O melhor dos mais baratos

Nada como uma bateria desgastada de um smartphone que não tem mais suporte para me fazer comprar o smartphone novo. Não dava para esperar dá...