quinta-feira, 28 de novembro de 2013

AMD: O caminho do sucesso.

A AMD perdeu um terreno bem grande para a Intel nos desktops, servidores e portáteis, mas acabou conquistando o mercado mais lucrativo até agora, o de jogos.

Na geração atual, a AMD está em todos os consoles, o WII U, o PlayStation 4 e o Xbox One, os dois últimos em uma única APU. Não há como negar que essa é uma conquista muito grande e uma certeza de que a empresa vai ter fôlego para continuar lutando até a próxima década.

Essa mesma APU usada nos novos consoles coloca a concorrência em estado de alerta, já que sua arquitetura favorece e muito os portáteis que oferece muito pouco espaço para se trabalhar. Será que os analistas consideraram isso? Apesar da Intel ter abocanhado um mercado que não sofre com o descrédito provocado pelo milhões de casos de defeitos, o "Steam Machine", não há como negar que o mercado da AMD em jogos é muito maior e tem mais chance de dá certo.

Vamos aguardar que a concorrência nos dê mais coisas boas, até lá, espero que possamos aproveitar as opções que temos agora. R$ 4.000 é muito dinheiro.

domingo, 17 de novembro de 2013

Repositório para o editor de imagem Gimp no Ubuntu 12.04 LTS

Eu sempre uso o Gimp na hora de editar minhas imagens, nenhum outro programa menos complexos, apenas ele mesmo. Até para edições que outros programas comuns resolveriam. A muito tempo eu vi a nova versão do programa, o 2.8, trazer o que parecia ser uma revindicação da comunidade, a "janela única". Mas a nova versão ainda não era estável e não possuía seu próprio repositório. Isso mudou.

Ao pesquisar por um repositório para o programa, eu encontrei um artigo no site orgulho geek que já ensinava como instalar o novo programa dessa forma, removendo o programa que foi instalando através de um script criado. Foi assim que eu descobrir que um repositório estava disponível.

Estou usando a nova versão do programa agora mas ainda não vi ninguém escrevendo sobre como instalar a partir da versão já instalada, que no Ubuntu 12.04 seria o 2.6. A forma mais segura, que eu fiz e deu certo pra mim, é removendo a versão antiga e instalando a nova. Parece simples demais para um artigo mas, espero que dê mais segurança na hora da dúvida.

Então a sequencia de comando seria a seguinte:

sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp
sudo apt-get update
sudo apt-get remove gimp
sudo apt-get autoremove
sudo apt-get install gimp

Moto E13 O melhor dos mais baratos

Nada como uma bateria desgastada de um smartphone que não tem mais suporte para me fazer comprar o smartphone novo. Não dava para esperar dá...