segunda-feira, 11 de maio de 2015

Twitter no Ubuntu (Uma homenagem ao Hotot)

Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, e essa tela que você verá.


Por mais de 1 ano eu usei o aplicativo oficial do Ubuntu para microblog, o Friends. Até escrevi artigo em que mostro os problemas desse aplicativo que, infelizmente, não foram sanados. Não restou outra opção que não mudar de aplicativo, e eu resolvi instalar o Hotot QT.


[ATUALIZAÇÃO 29 DE AGOSTO DE 2015] 

Vocês devem desconsiderar a crítica ao aplicativo friends-app que eu fiz nesse artigo. O problema é causado pela resolução de tela do Ubuntu. Se configuração da resolução de tela estiver errada, muitos aplicativos do Ubuntu não funcionam ou deixam de funcionar corretamente. Muito dos problemas no app foi resolvido quando eu resolvi o problema de resolução no Ubuntu.

INSTALAÇÃO

Existe duas versões do aplicativo. Uma construida usando o QT e outra usando o GTK2. Ambas as versões usam o "Webkit". Eu escolhi a versão QT pois é o padrão usado para construir aplicativos do Ubuntu, a versão GTK2 eu não testei. Até agora, o QT não me decepcionou nem um pouco. Mostrando-se superior até do que o Twetdeck. Eu confesso que havia tentado instala-lo antes sem sucesso, mas dessa vez tudo foi bem. Só é preciso prestar atenção na hora de inserir o PIN do aplicativo gerado pelo Twitter. Ao clicar o botão para gerar o PIN, procedimento que é solicitado para criar sua conta a primeira vez que você abre o Hotot, você só poderá mexer nele apenas para inserir o PIN. Do contrário, terá que pedir para gerar um novo PIN, que não deve ser problema também.

O QUE TEM NO HOTOT QT.

Muito mais do que o Friends, pode apostar. Talvez o Friends tenha alguma funcionalidade necessária que eu não saiba, mas o Hotot tem as que eu preciso. Visualizar menções, M.D., perfil de outros usuários (Inclusive os que te bloquearam :/ ), opção para habilitar e desabilitar encurtador de links, adicionar imagens e uma opção de salvar o seu tuite como rascunho para enviar depois.

As opções de configurações são vastas. Se optar por instalar o Hotot, aconselho a dá uma olhada em tudo. Talvez exista alguma funcionalidade que você sequer achou que precisaria.

Fotos compartilhadas pelo Twitter, poderão ser visualizadas.

Não se preocupe, ao posicionar o mouse na data do comentário, informações mais detalhadas aparecerão.
FALHAS

Até agora eu não sentir falta de nada, até as buscas você poderá visualizar. Mas como o exemplo da própria opção de buscar, que não funcionava quando eu escrevia esse artigo, outras falhas poderão ocorrer conforme o Twitter atualiza seu sítio com novas API. Quem sabe nos mesmos poderemos atualizar a API no Hotot, já que essa opção também existe.

CONCLUSÃO

É de longe a melhor solução para o Twitter que eu já usei. A evolução do próprio Twitter pode ter influenciado na avaliação, mas não tenho como não dá nota 10 para o Hotot. Não posso dizer nada quanto a segurança, não sou especialista nem me aprofundei muito nas minhas pesquisas. Quem quiser falar sobre isso, é só comentar. No fim, eu recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moto E13 O melhor dos mais baratos

Nada como uma bateria desgastada de um smartphone que não tem mais suporte para me fazer comprar o smartphone novo. Não dava para esperar dá...