Aproveitaram o Blockchain e Descartaram o Bitcoin

O Bitcoin é uma criptomoeda que está na moda desde 2013 quando chegou a custar certa de US$ 1,300 a unidade. Mas não está saindo desse status. Particularmente não gostei desse projeto por ser o mais admirado pelos liberais. Eu sou socialista. Mas parece que há uma ideia do Bitcoin que pode ser aproveitada, e eu não vou deixar de aproveitar só por ideologia.



Vi um vídeo de uma entrevista com o arquiteto de soluções da IBM Brasil, Juiz Jeronymo. Ele explicou na entrevista, o que a IBM está planejando para a Blockchain, a "tecnologia por tráz do Bitcoin". É importante observar o que ele deixou claro na entrevista. Que a IBM não está envolvida em qualquer projeto de criptomoeda e nem seus clientes, e que o "modelo matemático de concenso" (eu não sei o que ele quis dizer) do Bitcoin não pode ser aproveitado. Em resumo, e até destacado por Jeronymo como uma das 3 vantagens, ele explicou que a IBM está interessada na ideia para combater fraudes. Isso é uma ironia. Dê uma olhada no vídeo, é curto mas bem generoso.

Código Fonte Aberto: Só o Aécio Não Entendeu

Na entrevista o arquiteto Jeronymo revelou que a IBM doou o código fonte básico que a empresa vinha desenvolvendo para a Linux Foundation e juntos, fundaram o projeto Hiper Ledger. Segundo ele, a IBM acredita que essa é a "melhor maneira que o mercado tem de adotar a Blockchain." Com código fonte aberto disponível para todos. Não vou ser bonzinho com a IBM e direi que sua equipe descobriu algo novo para eles. Ninguém seria doido de deixar o seu dinheiro nas mãos de um aplicativo que ninguém sabe como funciona. Parece que só o Aécio Neves não entendeu isso. Mesmo que nossas urnas eletrônicas tivessem código fonte aberto, ele insistiu em aprovar o voto impresso.

Conclusão

Blockchain pode resolver muitos problemas da sociedade e economizar dinheiro. Mas o objetivo principal não é promover o Blockchain, que bom porque é difícil depois de vê quem são os interessados (J.P. Morgan e algumas empresas de derivativos) e quem não está interessado (China). Observe também que o github mostra o projeto todo escrito em Python. Podemos mostrar que o próprio mercado não está interessado na solução que seus admiradores criaram. Lembrando que não se pode descartar a ideia, então vá até lá se informar sobre esse e quem sabe, outros projetos tecnológicos que possam interessar.

Comentários

  1. Did you think about choosing the best Bitcoin exchange company - Coinbase.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas