segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Tela De Inicialização Do Ubuntu E Desinstalando O Gnome Shell

Recentemente eu instalei o Gnome Shell no meu Ubuntu no mesmo momento em que a Canonical anunciou que passaria a utilizá-lo. Bom, testado e familiarizado com o ambiente gráfico, chegou a hora de remové-lo para o Ubuntu com Unity, para prepara-lo para o Ubuntu 18.04. Eis que tive um problema. Ao remove-lo sem sair do Gnome Shell o sistema não se configurou para iniciar pelo Unity, tive que reparar o sistema.

Desinstalando o Gnome Shell E Aparando As Arestas

Antes de abordar o método de reparação que eu usei para voltar ao meu Ubuntu 16.04 normal, primeiro vamos abordar como é feita a desinstalação do Gnome Shell. Isso porque você não sabe como desinstala-lo. Então se você não sabe como desinstala-lo, procure alguém que saiba. Quem sabe desinstalar o Gnome Shell é o Ubuntu. Parece que eu estou dando voltas, mas é uma maneira de dizer que você só conseguirá remover o Gnome Shell, se usar o "--auto-remove" do apt. Então essa é a lista de comandos que você irá usar, e lembre-se, não utilize o copiar e colar, digite o comando.

sudo get remove ubuntu-gnome-desktop
sudo get remove gnome-shell
sudo get remove --auto-remove ubuntu-gnome-desktop (Ubuntu removendo por você)
sudo get purge ubuntu-gnome-desktop
sudo get purge --auto-remove ubuntu-gnome-desktop
sudo get autoremove
sudo get remove gdm
sudo get install ubuntu-desktop
sudo get install unity



Observe no final que você está instalando o Unity novamente. Se você estava no Gnome Shell quando fez o procedimento, é provavel que você não consiga acessar o Unity na tela do "lightdm", se você saiu do Gnome Shell e foi para o Unity, talvez você também não consiga. Para ambos os casos, eu segui a instrução no "viva o linux" que eu encontrei.

sudo rm -rf /etc/lightdm
sudo get purge unity-greeter lightdm
sudo get install ubuntu-desktop unity-greeter



No caso o "unity-greeter" puxará o "lightdm" novamente na instalação. Durante essa aventura eu mexi um pouco com o comando "sudo dpkg-reconfigure lightdm" também, mas é só isso. Seu Ubuntu 16.04 terá voltado ao normal sem o Gnome Shell. Na verdade, só faltará um detalhe pequeno a resolver que é a tela de inicialização do sistema.

Trazendo Sua Tela De Inicialização De Volta

Tela de inicialização do Ubuntu está errada. Para isso basta utilizar os comandos mostrados na imagem abaixo para voltar ao normal.
Escolha a opção 3 para a tela de inicialização mostrar uma imagem de alta resolução. No meu caso escolhi a opção 3 e dei enter.

Observe que depois de escolher a tela original do Ubuntu eu tive que atualiza com o comando "sudo update-initrams -u" e pronto. Sua tela de inicialização voltou a ser a tela do Ubuntu. Até poderia ser mais fácil, mas também, instalar um ambiente gráfico novo no sistema também não é algo que um usuário normal faria. Agora eu só preciso esperar a chegada do Ubuntu 18.04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moto E13 O melhor dos mais baratos

Nada como uma bateria desgastada de um smartphone que não tem mais suporte para me fazer comprar o smartphone novo. Não dava para esperar dá...